Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dia das Tradições de Matrizes Africanas e das Nações de Candomblé agora é LEI!

Mais uma vitória histórica para os povos de axé: a Lei 14.519/2023 de 05 de janeiro de 2023 institui o dia 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A lei foi sancionada pelo atual Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte 06.01.23.

Apesar de não ser considerada feriado nacional, a data será comemorada como um ato de resistência e luta dos povos de axé, que vêm sofrendo constantes atos de intolerância religiosa e resistem há anos a perseguição sistemática de sua religiosidade, fruto de um racismo religioso estruturalmente enraizado na sociedade brasileira.

A vitória é resultante do projeto de lei PLC 69/2018 de autoria do Deputado Federal Vicentinho (PT / SP) que inicialmente propôs a data de 30 de setembro. Entretanto, o relator da matéria, o Senador Paulo Paim (PT / RS) propôs a alteração da data para 21 de março, por já ser uma data escolhida pela ONU como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – relembrando o massacre de 69 pessoas negras que protestavam pacificamente contra o regime de segregação racial na África do Sul, em 1960. A sugestão foi aceita pelo Deputado Vicentinho e o projeto foi aprovado pelo plenário do Senado em 30 junho de 2022. Entretanto, faltava a lei ser sancionada pelo Presidente da República, sendo agora assinada pelo atual Presidente Lula.

 

O CANDOMBLÉ E A RESISTÊNCIA

As religiões de matrizes africanas no Brasil representam muito além do que uma prática religiosa apenas mas, um movimento político de resistência do povo preto, que encontrou na religiosidade a oportunidade de manutenção de sua cultura e tradições, fortemente massacradas pelo processo de escravização em todo o mundo.

No Brasil, os terreiros de Candomblés tornaram-se berços de apoio e resistência ao povo escravizado que por volta dos anos de 1870 já encontravam nas roças de Candomblé no Recôncavo Baiano e no terreiro da Barroquinha em Salvador acolhimento, afetuosidade, pertencimento e conexão com suas tradições sagradas.

07 DE JANEIRO – DIA DA LIBERDADE DE CULTO

Hoje, sendo dia 07 de janeiro, o Dia da Liberdade de Culto no Brasil, que possamos comemorar esta vitória firmando ainda mais o compromisso de fazer cumprir os valores garantidos pela nossa Constituição Federal de 1988, que assegura em seu artigo 5º, inciso VI:

“É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” 

 

E que o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), seja slogan para o povo brasileiro: “Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.” 

 

QUE ASSIM, SEJA!

Mukuiu, Motumbá, Kolofé, Axé.

Meu Saravá fraterno!

Compartilhe!

Carol Bandeira

Carol passou por 18 filosofias religiosas até se render ao chamado da sua missão sacerdotal na Umbanda. Médium atuante há mais de 20 anos, é dirigente do Templo Casa de Tupinambá em São Paulo e fundadora do movimento de ativismo pela liberdade religiosa e cultura de paz Tribo de Luz ®. 

É jornalista, escritora, palestrante, youtuber e colunista do blog da Tribo de Luz compartilhando saberes e reflexões de diversas vertentes religiosas e filosóficas. Ajuda pessoas a encontrarem seus caminhos espirituais, a lidar com seus dons mediúnicos e a despertar suas potencialidades, para uma vida mais plena, leve e feliz.

Siga a Tribo de Luz!

Todos Direitos Reservados à Tribo de Luz – 2023

plugins premium WordPress